O recém eleito reitor da Universidade Federal de Campina Grande, o professor Vicemário Simões foi recebido nesta Quinta feira pela manhã no Gabinete da Prefeitura Municipal de Monteiro.
O reitor, foi recebido pela atual Prefeita Edna Henrique e seu Vice Cajó Menezes, pela prefeita e vice eleitos Lorena de Dr. Chico e Celecileno Alves, pelo Deputado Estadual João Henrique, além do jornalista e irmão do reitor Simorion Matos.
Também participaram do encontro, o Secretário de Comunicação Fred Menezes e os vereadores: Raul Formiga, Lito de Dona Socorro, Hélio Sandro, Tiba, Luís Berto, Heleno de Amadeu e os recém eleitos Edilson Mendes (Courão) e Djaci Aleixo (Chuta)
Na ocasião as lideranças presentes reiteraram o pedido de instalação do curso de direito no município de Monteiro.
“Esta é uma reivindicação antiga de nossas lideranças, e eu tenho lutado há anos para defender esta bandeira”, disse o Deputado João Henrique.
Já a prefeita Edna Henrique afirmou que Monteiro tem estrutura a oferecer para receber o referido curso. “Nossa cidade já comporta a instalação deste curso. Temos estrutura física e material humano de qualidade à disposição e capacitados para isto”, disse Edna Henrique.
A prefeita eleita Lorena de Dr. Chico também intermediou e reiterou o pedido: “Ficamos lisonjeados por termos se destacando um filho de nossa terra, ocupando um cargo em uma instituição de destaque nacional”, disse Lorena.
“Inclusive me coloco através do meu mandato à disposição para caminharmos juntos em busca de trazer parcerias junto à UFCG para Monteiro”, completou.
O reitor Vicemário Simões destacou suas origens em Monteiro, inclusive os primeiros passos de sua educação com passagens no “grupo escolar”, Miguel Sta Cruz, na Escola Cenecista e no “Estadual” José Leite de Souza.
Vicemário foi ainda “menor-aprendiz” do Banco do Brasil e trabalhou no extinto PARAIBAN na capital do Cariri.
Sobre o pleito do curso de direito ele disse o seguinte: “O Cariri hoje é bem dotado educacionalmente, no que diz respeito ás instituições, sem distinção de cidade, pois temos um campus da UEPB, um do IFPB, outro da UFCG e em breve teremos uma escola técnica estadual na região polarizada por Serra Branca”, disse.
“Eu conheço esta demanda, e acompanhei várias vezes o pleito chegar ao Gabinete de Thompson Mariz, mas é necessário explicar que nossa instituição é regida pelo Conselho Nacional de Educação”, explicou.
“Portanto é necessário se apresentar uma proposta pedagógica ampla, e bem elaborada, para que posteriormente possamos enviá-la para o conselho da classe, no caso a OAB, para enfim após a manifestação destes, podermos dar sequencia ao projeto”, disse Vicemário.
“Será necessário muito empenho e apoio político também, além de muita habilidade de diálogo, mas afirmo que a UFCG sempre foi ousada em relação à sua expansão, contanto que ela seja feita de forma coerente”, resumiu.
PROPOSTAS DE PARCERIAS
Além da implantação do curso de direito, o reitor da UFCG sinalizou com duas propostas de parcerias a curto prazo, nas áreas de Arte e Cultura, e outra na área de implantação de um coral municipal.
O reitor também explanou sobre projetos na área de matemática que podem ser implantados em Monteiro, além de uma parceria de cessão de espaço e estrutura do CENDOV, para utilização por parte de alunos dos cursos de Veterinária da instituição.
“Foi uma visita extremamente proveitosa, e sem sombras de dúvidas para dar passos largos em relação ás futuras parcerias, pois nos interessa tudo que possa trazer desenvolvimento e melhorias para nosso povo na área educacional”, comentou Lorena de Dr. Chico sobre o encontro.