Apesar da crise financeira vivenciada pelos municípios nos últimos anos, a Prefeitura Municipal de Prata conseguiu dar a volta por cima e administrar bem seus recursos. Muitas foram as ações entre os anos de 2013 e 2014 voltadas para saúde, educação, esporte, pavimentação, lazer, zona rural e outras áreas. Além de muitas ações que ainda serão executadas com recursos próprios e em parceria com o Governo do Estado e Federal.
O prefeito Júnior Nóbrega comentou sobre as ações: “nós pudemos aprender, de fato, a nos relacionar com a cidade, entender como os processos funcionam, tanto do ponto de vista da máquina administrativa quanto em termos da convivência com a população. E fizemos a opção pela austeridade e pela boa prática administrativa. Podemos dizer que 2013 foi um ano em que estabelecemos conceitualmente nosso governo: reforçamos nossa identidade, nossa alma. Em 2014, caminhamos com mais celeridade e eficiência, que só foi possível porque entendemos o funcionamento da máquina pública”, comentou o Prefeito Junior Nóbrega.
SAÚDE – Na área da saúde, a Prefeitura reformou suas instalações físicas e renovou seu quadro de médicos, enfermeiros, funcionários, e com pessoal qualificado e de bom nível. Uma das ações que mais se destacaram foi a independência de espaço do Centro de Fisioterapia, com sede própria, equipamentos novos e um serviço inovador. Foram implantados serviços de fisioterapia, reumatologia, neurologia, assistência fisioterapêutica domiciliar, fisioterapia preventiva e outros.
Ainda na área da saúde, foi implantado o Centro de Especialidades Odontológica (CEO), que passou a oferecer aos pacientes diagnósticos e serviços mais completos e especializados, garantindo uma rede de atenção básica estruturada, que promova um sistema em saúde bucal adequado. Também foram realizadas reformas das Unidades Básicas de Saúde do município. Exames de doenças graves também passaram a ser realizados para toda a população, como teste de HIV e outros.
PAVIMENTAÇÃO – A pavimentação de ruas também foi destaque na administração municipal. Foram contempladas dezenas de ruas com calçamento novo, entre elas as ruas Vereador Natan Bezerra, Rua B do conjunto habitacional Maria Quitéria, Rua de acesso Conjunto Maria Quitéria na Rua A, Rua Vicente Neri 1, Rua Vicente Neri 2, Rua Projetada 1,2,3, localizada no Conjunto Habitacional Maria Bezerra Almeida, Rua Manoel Ramos e Rua saída para Acauã. Entre outras.
Nos 55 anos de existência do município da Prata se tem em obras de calçamento pouco mais de 85 mil metros, enquanto na administração do prefeito Junior Nóbrega, ao longo de pouco mais de dois anos, já tem empenhado em pavimentação mais de 42 mil metros de calçamento. Algumas obras foram concluídas, outras estão em andamentos e sendo projetadas.
EDUCAÇÃO – Outra área bastante beneficiada foi a educação. Além de valorizar os profissionais, a Prefeitura reformou instalações de ensino como a Creche Tia Mocinha, no Centro da cidade. A creche aumentou o número de atendimentos de crianças, com novas salas de aulas, novas lousas e armários. Os banheiros já existentes foram reformados. A rede elétrica passou por uma intensa revisão. Toda a unidade recebeu nova fachada, iluminação e pintura interna e externa que foi acompanhado pessoalmente pelo prefeito Júnior Nóbrega.
Avanços no âmbito educacional são facilmente percebíveis na atual gestão do município da Prata, merenda escolar de qualidade, novas carteiras escolares, fardamentos e mais um ônibus escolar para o deslocamento confortável dos estudantes. Cursos profissionalizantes para pintor, eletricista e outros também foram realizados.
ZONA RURAL – Ações como aquisição de máquinas através do PAC, recuperação de estradas e construções de outras, recuperações de barragens e açudes, perfuração de poços, construção de barragens subterrâneas, capacitação de agricultores, incentivo para realização de feira livre, distribuição de sementes, distribuição de raquetes de palma resistente a cochonilha do carmim, instalação de dessanilizadores,
ESPORTE – Também foi prioridade desenvolver o esporte do município, com distribuição de material esportivo, realização de torneios, incentivo para times locais se destacarem fora da cidade, como foi o caso do time de futebol feminino de futsal que foi destaque por onde passou, a exemplo de um torneio em Itapetim-PE.