O governador Ricardo Coutinho (PSB) deve publicar no Diário Oficial deste sábado (5), um decreto de emergência por causa dos casos de microcefalia na Paraíba. As informações são do secretário de Comunicação Institucional, Luis Torres. Ricardo convocará prefeitos, secretários de Saúde e o Exército para se unirem no combate ao mosquito Aedes Aegypti e lançar uma campanha de enfrentamento ao problema.
O Estado deverá divulgar nos próximos dias campanhas midiáticas para conscientizar a população sobre a microcefalia. Agentes de Saúde serão contratados para auxiliarem no combate aos focos do mosquito, que causa doenças como dengue, zika e febre chikungunya.
A Secretaria de Estado da Saúde notificou, até 28 de novembro, 248 casos suspeitos de microcefalia, distribuídos em 52 municípios paraibanos.
De acordo com o Boletim Epidemiológico, a cidade de João Pessoa se mantém como o município com maior número de casos suspeitos, num total de 125, o que representa 50,4% dos casos, sendo também o que mais revisou prontuários, realizando busca ativa retrospectiva nos atendimentos das maternidades públicas.