O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta sexta-feira (20), o Centro de Formação de Educadores, no Bairro das Malvinas, em Campina Grande. O equipamento foi construído com recursos próprios do Estado, na ordem de R$ 7,4 milhões, numa área com 2.686,00 m² de construção e capacidade de atendimento para 400 alunos por turno, num total de 1.200 alunos por dia.
“Essa obra vale muito mais do que os quase R$ 8 milhões investidos. Essa obra aqui não tem preço, não tem valor. Essa obra significa que nós estamos investindo na melhoria da qualidade dos nossos professores dos filhos do povo”, afirmou o governador Ricardo Coutinho. Ele explicou que a obra dialoga com a segunda etapa de um projeto para a Educação no Estado e se desenvolve paralelamente à primeira etapa, que consiste na reforma das escolas da rede estadual desgastadas e degradadas. “Nós precisamos fazer mais. Ao lado dessa primeira etapa, nós precisamos cuidar da qualidade do ensino que chega para o estudante. É impossível cuidar da qualidade do ensino se nós não formarmos melhor os professores. Estes precisam atualizarem os seus conhecimentos. Esse é o intuito desse Centro de Formação de Professores”, ressaltou.
Ricardo ainda revelou que um Centro de Formação de Professores está sendo construído em João Pessoa e depois serão edificados centros em outras regiões do Estado. “Só a educação é capaz de salvar e de avançar uma nação. Não há outra política pública. É a grande política pública de um país e de um povo”, pontuou o governador.
Por sua vez, a vice-governadora Lígia Feliciano assinalou que a inauguração do Centro de Formação de Educação é importante para toda a região polarizada por Campina Grande. “Este centro vai capacitar cada vez mais os nossos professores para que usem todo o conhecimento e modernidade da matemática, robótica e outras áreas, ensinando os alunos das nossas escolas públicas para que eles tenham as mesmas oportunidades dos alunos da rede privada. Só a educação e o conhecimento são capazes de transformar a realidade e garantir um futuro melhor para as nossas crianças e jovens”, frisou Lígia.
Para o chefe de gabinete do governador e professor, Fábio Maia, o centro de formação é fundamental para quem acredita na educação que vem sendo transformada no Estado com ações como o pagamento dos 14º e o 15º salários dos professores, os cursos de especialização para os docentes e entrega de tablets aos alunos. “Esse centro será um celeiro para capacitar os educadores da 3ª Gerência de Ensino. Tenho certeza que este é o primeiro de vários que virão para as regionais de ensino na Paraíba”, completou.
Por sua vez, o secretário de Educação do Estado, Aléssio Trindade, disse que o centro vai garantir espaço de formação contínua para docentes e demais profissionais da educação com base no desenvolvimento humano e social, com vistas à melhoria da educação na Paraíba. Ele adiantou que na próxima semana haverá um curso de formação de Educação Sócio-emocional na Família – Programa Liga pela Paz, desenvolvido pela empresa Inteligência Racional, para 150 professores
Em nome dos educadores, Maria do Socorro de Sousa Cordão, professora há 15 anos da Escola Itan Pereira, em Bodocongó, destacou: “Hoje é um dia histórico para o progresso e avanço estrutural na formação de todos os docentes e para quem tem responsabilidade pela formação educacional do nosso Estado. Com maior especialização, certamente teremos uma valorização profissional”.
Também participaram da solenidade de inauguração o senador Raimundo Lira, os deputados federais Damião Feliciano e Veneziano Vital do Rêgo, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, deputados estaduais Ricardo Barbosa, Doda de Tião, João Gonçalves, Inácio Falcão e Genival Matias, além de prefeitos
da região, vereadores e lideranças.
Estrutura- O Centro oferece uma estrutura com 10 salas de aula, biblioteca, bateria de sanitários masculino e feminino, biblioteca, auditório com capacidade para 400 lugares, recreio coberto, sala de educação física, sala de banda, refeitório, cozinha, despensa, diretoria, secretaria, coordenação pedagógica, salas de professores, arquivo, almoxarifado, videoteca, dois laboratórios de informática, além do laboratório de Química e de Biologia.