O presidente da
Câmara, Rodrigo Maia
(DEM-RJ), e líderes de partidos que compõem o bloco formado para disputar a presidência da Casa anunciaram nesta quarta-feira (23) que o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) foi escolhido pelo grupo para concorrer ao comando da Câmara.
Na última sexta-feira (18), os partidos de oposição PT, PCdoB, PSB e PDT anunciaram adesão ao bloco articulado pelo atual presidente da Câmara. Com a decisão, o bloco passou a ser integrado por 11 legendas — além das quatro legendas oposicionistas, PSL, MDB, PSDB, DEM, Cidadania, PV e Rede.
Faltava, no entanto, o anúncio de qual deputado concorreria com apoio do grupo. Nesta quarta, após reuniões em Brasília, Rossi foi anunciado como o postulante.
Filho do ex-deputado e ex-ministro Wagner Rossi, Baleia Rossi é líder do MDB na Câmara e
presidente nacional do partido.
O anúncio foi feito pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) – que, além de Rossi, era um dos principais cotados pelo grupo. Segundo Ribeiro, o bloco reúne 281 parlamentares – o número representa mais que a metade dos 513 deputados com mandato.
“No projeto que nós integramos da defesa da democracia, da independência da Câmara, da liberdade, eu decidi decidir. Abrir mão da nossa pré-candidatura para que, dando um passo atrás, o Brasil possa dar um passo a frente na consolidação da candidatura do Baleia Rossi”, declarou.
A eleição que definirá a nova Mesa Diretora da Câmara está marcada para 1º de fevereiro. O candidato do bloco de Maia enfrentará o deputado Arthur Lira (PP-AL), que conta com o apoio do governo do presidente Jair Bolsonaro.
Além da presidência, outros dez cargos, incluindo quatro suplentes, serão definidos na eleição prevista para 1º de fevereiro.