Fruto de uma iniciativa do Sebrae/PB, com o apoio da prefeitura municipal e de outros parceiros, o roteiro turístico está em fase de implantação e já oferece aos visitantes diversas atividades que demonstram na prática por que Cabaceiras é considerada uma referência nacional na produção de artesanato em couro. Para isso, a rota inclui desde visitas ao curtume, onde o couro é recebido e começa a ser tratado, até as lojas e ateliês que comercializam os mais diversos tipos de artesanato produzidos a partir dessa matéria-prima.
Ainda conforme o Sebrae, também integram a Rota do Couro as fabriquetas e oficinas que produzem sapatos, bolsas e outros produtos, incluindo a ‘Oficina de Saberes”, que ensina essa arte centenária do município para jovens aprendizes. Em cada um desses locais, o turista pode não só acompanhar e interagir com os processos de fabricação, como também conhecer a história e as personalidades de cada lugar.
Ao todo, são cerca de 20 empreendimentos que fazem parte do roteiro turístico, incluindo não só a cadeia produtiva do couro, como também locais para hospedagem e degustação da gastronomia local. Para conhecer esses espaços, o turista pode optar por seguir apenas o roteiro do distrito da Ribeira, onde se concentra a maior parte da cadeia produtiva, percorrendo-o em um único dia, ou então seguir o roteiro de dois dias, com pontos de visitação nas zonas urbana e rural de Cabaceiras.
Outras informações sobre a Rota do Couro, que está sendo desenvolvida através do programa Agentes de Roteiros Turísticos, criado pelo Sebrae para fomentar o turismo criativo e colaborativo no Brasil, também estão disponíveis no endereço eletrônico
https://cabaceiras.pb.gov.br/turismo.