As Forças de Segurança da Paraíba anunciam em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (03) em Campina Grande, o Plano de Operação para o Maior São João do Mundo, que acontece no mês de junho. A abertura oficial está agendada para esta sexta-feira (05).
O efetivo da Polícia Militar contará com 450 homens, sendo 150 fixos, pertencentes ao quadro do Segundo Batalhão de Polícia Militar (2°BPM) e 300 extras, que virão da capital do Estado, João Pessoa, além da Cavalaria e do Corpo de Bombeiros que terá 57 homens de plantão.
Como auxílio para a Polícia Militar, 61 câmeras de segurança estarão operando nas imediações do evento interligadas com o Núcleo Integrado de Segurança, situado na Rua Sebastião Donato e com o Ministério Público. Das 61 câmeras, cinco destas possuem a tecnologia “Spring Ball”, que permite visualizações em 360 graus, aumentando assim, a capacidade de visualização panorâmica do Parque do povo.
As guarnições serão distribuídas entre as entradas da festa, que para o público serão dois portões, e através de rondas realizadas no entorno e dentro do Parque do Povo, frisando que na edição deste ano haverá revista diurno/noturnamente, inclusive com a realização de um “pente fino” nos finais de tarde durante o período em que perdurarem os festejos.
No caso da Polícia Civil, uma estrutura de delegado, agentes de investigação e escrivães registrará ocorrências, fará lavratura de flagrantes e outras providências necessárias. O dispositivo durante as sextas e sábados e, especificamente, nos dias 23 e 24 de Junho, será realizada da seguinte forma: um Delegado de Polícia, um Escrivão e quatro Agentes de Investigação.
Nos demais dias, serão dois policiais civis incumbidos de registrar ocorrência por meio de Boletim de Ocorrência (BO) em caso de crime e Certidão de Ocorrência (CO), para casos de perda e extravios, e contará também com duas viaturas com xadrez, para casos de prisão imediata.
Complementando todo o aparato logístico, haverá dois portões para entrada do público, guardados por policiais militares e por seguranças da iniciativa privada, totalizando 140 pessoas. Já os comerciantes terão três portões para abastecimento de suas barracas e quiosques. Essas entradas privativas aos comerciantes também serão alvo de revista realizada por policiais militares e seguranças privados. O movimento de carros dentro do Parque do Povo será proibido durante o evento.
O Plano de Segurança foi traçado conjuntamente entre o Ministério Público e o Núcleo Integrado de Segurança, que reúne a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros.