As últimas três semanas foram movimentadas na cidade de Monteiro por conta das tradicionais festividades juninas. Entre os dias 11 e 28 a Prefeitura Municipal promoveu várias atividades que começaram com o Festival de Quadrilhas, realizadas cada dia em um bairro, seguido das festividades nas escolas, creches e órgãos da saúde como o arraial do Centro de Reabilitação e o tão famoso e aclamado São João do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) que neste ano homenageou o grupo musical Gente Boa.
Fazendo parte da animação, também houve comemoração no Centro de Convivência dos Idosos – Iracema de Menezes, e na terça (28) ocorreu o Forró Pedala 2016 com passeio ciclístico pela cidade, e na celebração de aniversário da cidade, houve a inauguração do NAPSE – Núcleo de Assistência Psicossocial Educacional – Mirelle Mayer, a missa em ação de graças aos 144 anos de Monteiro e o encerramento dos shows na praça da cidade.
Retrospectiva
O São João da cidade começou com a quadrilha na Rua José Tomaz de Aquino e encerrou-se com a quadrilha dos trocados no centro da cidade. Em todo arrasta pé não faltaram animação, alegria, homenagens e brindes sorteados para os participantes. O arraial com o maior número de participantes foi a do Colégio Santo Expedito com 100 casais de acordo com a chamada.
Os Shows
No dia 23 abrindo a programação de shows, no centro da cidade na Praça João Pessoa, as atrações foram Dejinha de Monteiro, Patrões do Forró e a banda Pegada do Momento, no dia seguinte Forró do Muído, Xodó do Cariri e Chiquinho de Belém, no dia 25 a expectativa de todos os monteirenses e turistas ficou a cargo de Márcia Felipe, Adriano Silva, Neno e Ramon do Acordeon.
A noite do dia 26 foi marcada pelo encontro de grandes nomes como Solteirões do Forró, Luciene Melo e o bom e velho forró do Gente Boa. Com recorde de público, Marília Mendonça, Tony Farra e Laerte Lins levaram cerca de 30 mil pessoas para as ruas de Monteiro no dia 27.
O encerramento aconteceu na noite da terça-feira, 28, e prosseguiu até a manhã desta quarta-feira, 29, deixando o gostinho de quero mais apresentaram-se Forró Mais Eu, Franklin Dias e os artistas monteirenses nacionalmente conhecidos da Banda Magníficos.
Resumo
O resumo do Melhor São João de Todos os Tempos 2016 foi totalmente positivo. Foi injetado na economia da cidade cerca de 5 milhões de reais em todos os ramos de comércio. Os monteirenses mais uma vez ficaram satisfeitos com as atrações, turistas ficaram maravilhados com a hospitalidade e beleza da cidade.