Imagine um São João cujo forró começa às 18 horas, ultrapassa a meia noite e só termina com o nascer do sol. Assim é o São João de Monteiro, o “Melhor de Todos os Tempos”. Em sua edição 2015, com estrutura maior e grandes atrações, a Prefeitura de Monteiro inovou e criou um espaço alternativo para valorizar o autêntico forró pé de serra e preparar os forrozeiros para os shows do palco principal da festa.
Em um palco do tipo tablado, a Secretaria de Monteiro contratou trios de forró pé de serra, a maioria do próprio município, que começa a animar a festa nas primeiras horas da noite. Aos poucos, os forrozeiros advindos da zona rural, os turistas e os monteirenses em geral começam a se aglomerar, visitam as barracas instaladas ao longo do evento e esquentam o clima na expectativa para os shows principais de cada noite.
Criado este ano, o espaço agradou o público presente ao São João de Monteiro e está se tornando uma parada obrigatória antes da noitada de festa. Segundo Edney Nassal, natural de Monteiro e atualmente residente em Campina Grande, o espaço é muito bacana e representa a cultura de Monteiro, que tem o forró como um dos seus principais traços característicos.
Terezinha Pimentel é turista e mora no Recife. É a primeira vez que ela participa do São João de Monteiro e relatou o que está achando do novo espaço e do evento. “O São João daqui é lindo, organizado, maravilhoso… e esse espaço é uma boa iniciativa, é familiar, é aconchegante e não deixa ninguém parado até o início dos shows principais. Adorei”, comentou ela.
O São João de Monteiro começou na última terça-feira (23) e segue até domingo, 28 de junho, aniversário de emancipação política da cidade.