Dentro do mês dedicado à conscientização para o cuidado contra o câncer de mama, a Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba realizou na tarde da última quinta-feira (22), uma sessão especial alusiva à Campanha Outubro Rosa, proposta pela deputada estadual Daniela Ribeiro (PP). A sessão contou com a presença de entidades e órgãos envolvidos com a causa e que realizam trabalhos em todo o Estado.
Durante a sessão, a deputada Daniel Ribeiro lembrou que essas ações para a conscientização da necessidade de exames e cuidados para a prevenção do câncer de mama começou somente na década de 1990 e que os resultados foram positivos, porém, ela ressaltou que ainda é preciso avançar mais.
Na oportunidade o secretario de Saúde de Sumé, Antonio Carlos Sarmento, esteve participando da reunião, representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems).
Antônio Carlos, no uso da tribuna da Casa Epitácio Pessoa, destacou a campanha de Outubro Rosa em Sumé, atendendo a mesma quantidade de mamografias que o pólo de João Pessoa estava oferecendo.
Na sua fala, o secretário, enquanto representante do Cosems, defendeu ainda a diminuição da faixa etária para realização da mamografia que hoje é de 50 a 69 anos.
Antonio Carlos mostrou dados da recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), que entre 2013 e 2014, de 55 mil casos de câncer de mama, 13 mil estavam na faixa etária de 40 a 49 anos.