A Secretaria Municipal de Saúde de Sumé realizou na noite de quarta-feira (04), a sua Audiência Pública sobre a Prestação de Contas referente ao terceiro quadrimestre de 2014.
Na ocasião foram apresentados os dados referentes a todo o período de 2014, o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas ou em fase de execução e suas determinações e a oferta e produção dos serviços públicos na rede assistencial própria contratada e conveniada.
Os dados apresentados mostraram que o percentual de aplicação em Saúde sobre a receita de impostos líquida e transferências foi 19,76% . A despesa total com Saúde em R$/por habitante é de R$ 699,60.
Nos serviços Ambulatoriais foram 251.149 atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, sendo 134.460 clínicos e 6.191 cirúrgicos. As Unidades de Saúde são as que apresentam os maiores números neste serviço, a exemplo da Unidade de Saúde da Várzea Redonda com 41.805 procedimentos. Em seguida aparecem o Hospital Alice de Almeida, Laboratório Municipal, Centro Oftalmológico, CEO, CAPS, Centro de Fisioterapia, NASF e Cisco.
Nos serviços hospitalares o Hospital de Sumé apresentou 961 internações clínicas e 765 procedimentos cirúrgicos, atendendo 22 municípios da região.
O assessor de gestão do SUS, Nelson Calsavari, informou que a Secretaria Municipal de Saúde está aplicando bem os seus recursos. “Sumé é um dos município que mais aplicam recursos na área de Saúde. A gestão conseguiu com que a Saúde atingisse níveis de qualidade. O Hospital daqui funciona muito bem, sem contar que Sumé é um exemplo no Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, o Hórus. Tenho trazido gestores de outros municípios para aprender aqui a implantação e o controle efetivo desse Sistema”, informou.
Participaram da audiência o prefeito doutor Neto,o secretário de Saúde Antônio Carlos, os vereadores da Câmara Municipal e populares.