O município de Monteiro no cariri da Paraíba, foi contemplado com o Certificado de Reconhecimento da Atenção Primária à Saúde, o Ministério da Saúde reconheceu as iniciativas adotadas pelo município no enfrentamento à pandemia de Covid-19. O ministro da saúde Marcelo Queiroga fez uma entrega simbólica dos certificados em reunião da comissão Intergestores Tripartite (CIT), onde representantes de três municípios receberam o documento. As demais cidades receberam o certificado através dos correios enviado às secretarias.
Ao todo 225 municípios brasileiros foram contemplados, na Paraíba, 15 municípios receberam o certificado e na região do Cariri apenas dois, além de Monteiro. Foram certificadas aquelas gestões que atingiram resultados acima de 7 nos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil.
Dentre os critérios estão:
• Consultas de pré-natal;
• Atendimento odontológico na gestação;
• Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes;
• Cobertura de exame citopatológico;
• Vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente;
• Acompanhamento de pessoas hipertensas; e
• Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
A secretária de saúde do município de Monteiro, Ana Paula Oliveira, recebeu a notícia com muita alegria e destacou a importância de um trabalho sério e a dedicação de uma equipe no enfrentamento a pandemia do covid-19.
“Recebemos com alegria a notícia do reconhecimento da Atenção Primária à Saúde pelos trabalhos desenvolvidos no nosso município no enfrentamento a pandemia do covid-19. Esse é o resultado de um esforço em conjunto com a equipe de saúde, onde procuramos a cada dia intensificar as ações e o combate ao vírus, tentando manter a população livre do contágio. O nosso objetivo é continuar com as ações e vencer o covid. ” Disse a secretária