O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 9 de junho a campanha de vacinação contra a gripe em todo o país. O prazo se encerrava nesta sexta-feira (26), mas foi ampliado devido à baixa procura das pessoas que integram o público-alvo da iniciativa.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, na Paraíba, mais de 628 mil já tomaram a dose, o que corresponde a 68,02% de comparecimento. Em João Pessoa, menos de 45% foram imunizados.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento, 52 cidades do estado atingiram meta de cobertura, sendo Alcantil (123,84%), Itapororoca (109,23%) e São José dos Ramos (107,89%) os municípios com maior cobertura.
Na Paraíba, de 1º de janeiro a de maio de 2017, foram notificados 87 casos para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Destes, cinco casos foram confirmados o agente etiológico influenza A subtipo H3sazonal e três casos para influenza B. Foram descartados para Influenza e seus subtipos 43 casos e os demais seguem em investigação.
No que se refere ao cenário dos óbitos, a Saúde registrou 30 óbitos de SRAG com suspeitas de algum vírus de influenza, sendo oito casos confirmados para Influenza subtipo H3 sazonal nos municípios de João Pessoa (quatro casos) e Sousa (um caso).
Nesse período foram descartados 21 casos para o agente etiológico da Influenza e um óbito segue em investigação.