A ação realizada pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo do Município de Monteiro, consiste em descartar os livros do acervo que estão nas seguintes condições: Nunca consultados; Pouco uso; Duplicados, Edições desatualizadas, Em condições físicas irrecuperáveis (mofados, com ferrugem ou com umidade excessiva, danificados por microrganismos, a exemplo de brocas, cupins, traças).
O serviço especializado está sendo feito por uma equipe liderada pela bibliotecária, Suzana Queiroga, que possui graduação e mestrado em Biblioteconomia.
De acordo com a secretária Christiane Leal, que acompanha o processo, os livros de literatura, o acervo dos autores monteirenses a exemplo dos volumes de Jayme Bezerra de Menezes e de cordéis serão remanejados para a Biblioteca do SESI.
“Precisamos otimizar os nossos espaços e oferecer um serviço de qualidade à população, e neste período de pandemia estamos utilizando o tempo para revisar todos os nossos espaços como a Biblioteca Municipal, o Museu Municipal e tantos outros a fim de revitalizar esses locais. Em breve teremos mais novidades.”, informa a secretária Christiane Leal.