Um dos mais importantes programas de alfabetização infantil do país, o PNAIC, encerrou suas atividades na manhã desta sexta-feira (11), com um evento bastante descontraído no Teatro Jansen Filho, em Monteiro.
O PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa, instituído em 2002 como forma de assegurar as crianças brasileiras até os 08 anos de idade a sua alfabetização-letramento, foi adotado em todas as escolas do ensino fundamental desde o início da atual gestão.
Em 2015 estiveram envolvidos no programa 50 professores e aproximadamente 600 alunos atendidos, além de duas orientadoras de estudos e uma coordenadora local.
O Seminário de encerramento das atividades contou com a presença da Secretaria de Educação Ana Lima, do Secretario de Planejamento Clênio Nóbrega, representando a Prefeita Edna Henrique, da coordenadora do PNAIC professora Denise Batista, do representante do IFPB, professor Abraão Batista, além de coordenadoras, professores e diretores de escolas da zona urbana e rural do município.
Na programação de encerramento das atividades houve dramatizações encenadas pelos professores, leitura-deleite, com acompanhamento em linguagem de libras, e cinco relatos de experiências de professores que aplicaram as metodologias do PNAIC com alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental do município.
A Professora Ana Lima, Secretaria de Educação, enalteceu a adoção da metodologia do PNAIC na rede municipal. “Não é fácil, pois estes professores se capacitaram com muito empenho, com as atividades a cada 15 dias, sempre aos sábados, deixando de lado suas vidas pessoais e responsabilidades de donas de casa para se qualificar”, disse Ana Lima.
“São demonstrações de empenho como estas que fizeram com que a prefeita Edna Henrique se empenhasse cada vez mais nesta luta financeira para conseguir aportar os recursos para pagar o inédito 14º salário a estes professores tão dedicados”, lembrou o Secretário Clênio Nóbrega.