Por causa do medo da proliferação do coronavírus, a Secretaria de Saúde de Monteiro juntamente com todos os órgãos e Unidades Básicas e de Especialidades começaram a adotar medidas preventivas contra a disseminação de gripes e também visando o isolamento da cidade contra o Covid-19.
Nesta semana toda a área de saúde e de educação receberam e ainda estão recebendo visitas das equipes para alertar a população sobre os cuidados necessários para evitar a propagação da doença.
Na área hospitalar, a Secretaria Municipal de Saúde já está tomando providências para que o Hospital Regional Santa Filomena esteja preparada para receber pacientes com síndromes respiratórias. Os funcionários estão aconselhando que os pacientes só procurem a unidade em caso de emergência evitando assim aglomerações na recepção, corredores e quartos.
Estão preparados 14 leitos com respiradores para atender pacientes que se enquadrem nos parâmetros de risco e necessitem de internação. Ainda estão suspensas as cirurgias eletivas e procedimentos ambulatoriais.
Na Rede de Atenção Básica, a exemplo dos atendimentos odontológicos, só estarão disponíveis para urgências. Nas UBS’s estão suspensos os serviços de puericultura ainda não agendados, atendendo prioritariamente as demandas espontâneas de pessoas com doenças respiratórias que apresentem tosse, febre e cansaço, evitando assim aglomerações.
Ao chegar a unidade de atendimento o paciente com suspeita da doença deve informar assim que chegar ao local. Já no primeiro atendimento, ele receberá uma máscara e responderá perguntas sobre seus sintomas e seu histórico de viagens. Caso necessário, será levado a um quarto de isolamento.
A secretária de Saúde, Paula Oliveira, ainda informa que os serviços das Academias de Saúde estão suspensas e haverá redução no número de atendimentos no Centro de Especialidades Médicas que receberá um especialista por dia e os pacientes devem obedecer rigorosamente o horário agendado para que não haja aglomerações em suas três recepções.
No tocante a imunização com a vacina da Gripe/H1N1, a secretária informa que serão feitas em domicílio para o máximo de pessoas possíveis, também a fim de evitar o contágio da doença, principalmente para os grupos prioritários. “É muito importante que seja feita a imunização, que não é específica para o Covid-19, mas que fortalece a imunidade do paciente dificultando assim o contágio e propagação da doença”, informou Paula Oliveira.
Quando deve-se procurar um médico?
Não é necessário correr para o posto de saúde ao primeiro sinal de uma gripe.
A orientação é ir às unidades de saúde, caso se enquadre em uma das três situações:
- Presença de febre e um ou mais sinais respiratórios, como tosse e dificuldade de respirar, além de viagem para as áreas de transmissão local.
- Presença de febre e um ou mais sinais respiratórios, além de contato com pessoa que seja considerada caso suspeito ou esteja em isolamento domiciliar.
- Presença de sintomas respiratórios, com ausência de febre, associados a viagem ao exterior ou contato com caso confirmado.
Quais os cuidados para se prevenir contra o coronavírus?
- Se tossir ou espirrar, cobrir a boca com cotovelo flexionado.
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
- Descartar e lavar as mãos com água e sabão ou álcool.
- Evitar tocar mucosas, como olhos, nariz, boca.
- Manter afastamento de um metro entre as pessoas.
- Evitar abraços e beijos.
- Estar em ambientes ventilados.
Para a população que tenha qualquer dúvida a cerca dos sintomas do Covid-19, estão disponíveis os números: 136 (Disque Saúde) e 83.99146-9790 (Plantão tira-dúvidas 24h).