A Prefeitura Municipal de Monteiro, a Secretaria Municipal de Saúde e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), realizam nos dias 17, 18, 19, 20 e 21 de maio eventos alusivos a Semana de Luta Antimanicomial.Esse é um Movimento brasileiro que trabalha na defesa da inserção da pessoa em estado de sofrimento mental, com a valorização e garantia de todos os seus direitos.
Esta luta atua em busca de um tratamento humanizado. E desde a década de 1980 vem conquistando importantes avanços políticos, normativos e assistenciais que funcionaram como peças fundamentais para a Reforma Psiquiátrica no país. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental, por esta razão o objetivo principal do movimento é a substituição dos hospitais psiquiátricos tradicionais, por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas, de modo a atender as diferentes formas de sofrimento mental, é aí onde entram a RAPS, com diversos serviços com equipes multiprofissionais, trabalhando em cima da Saúde mental.
As atividades em comemoração à Semana de Luta Antimanicomial iniciam com o I Fórum para os coordenadores/representantes de Saúde mental, que acontecerá, no dia 17 de maio de 2021, de 08:00 às 12:00 horas no Auditório da Escola Municipal Maria Lauricéia. Na ocasião a coordenadora da RAPS, Kalyne Torres, iniciará pontuando a Importância da Rede de Atenção Psicossocial no Município, em seguida a enfermeira e Coordenadora da Vigilância Sanitária do HRSF, Daniele Aragão irá ministrar a capacitação sobre o preenchimento da ficha de Notificação de Violência Interpessoal/autoprovocada e finalizaremos com a participação da Psicóloga Jamile Paulino.
A programação segue de acordo com o nosso calendário abaixo:
– Dia 18 de Maio, Entrevista no Programa Ponto de Debate, com a Psicóloga do CAPS I e CER II, Isolda Nunes, e a Coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Kallyne Torres.
– Dia 19 de maio, realização de Drive- Thru em frente ao CAPS I, com a entrega de Kit contendo material para participar do Concurso de Desenho.
– Dia 20 de Maio, Entrevista no Programa Ponto de Debate, com a participação da Coordenadora do CAPS I Telma Sueli, a coordenadora do CAPS AD III Marileide Maracajá e a Médica Psiquiátrica, Dra. Rafaela Nóbrega.
– Dia 21 de maio o CAPS AD III encerra a Semana com atividades alusivas ao tema, o qual tem sido feito no decorrer de todo mês.