Durante a manhã desta sexta-feira (03) a Secretaria Municipal de Saúde de Prata esteve realizando um ciclo de palestras com todos os profissionais da área, em especial os agentes de Saúde e de combate às endemias.
A palestra serviu para alertar estes profissionais quanto à verificação da mucopolissacaridose, uma doença rara que acomete um a cada dois mil brasileiros.
A palestra foi ministrada pela enfermeira Patrícia Almeida, especialista em Urgência e Emergência e Doenças Genéticas.
Segundo a especialista, a Mucopolissacaridose é uma doença rara que afeta todos os órgãos do corpo.
Os pacientes são diagnosticados normalmente na infância, as características são: traços diferentes na face, a mão apresenta formato diferente, além de não crescerem muito, a maioria possui problema cardíaco respiratório.
Esta doença também é conhecida como MPS na literária médica e é hereditária.
A secretária de Saúde, Maria Aparecida, ressaltou a importância de identificar crianças com esse tipo de síndrome (MUCOPOLISSACARIDOSE) e principalmente descobrir como buscar os tratamentos adequados. “É muito importante identificar os sintomas na sua fase inicial, para que o tratamento aumente as chances dessas crianças terem uma vida normal”, afirmou.
O secretário executivo da Secretaria de Saúde, João Victor Nunes, ainda em sua fala agradeceu ao prefeito Junior Nóbrega que tem dado total apoio às ações que visem melhorar a qualidade saúde do povo de Prata.