A Secretaria de Saúde de Prata realizou dia 24 de novembro, a Campanha Novembro Azul que tem por objetivo alertar a população masculina, com idade acima de 40 anos, sobre o Câncer de Próstata, informando sobre a doença e incentivando a esta população para a realização dos exames preventivos.
De acordo com a programação da Secretaria de Saúde, teve uma grande palestra com Urologista o Senhor Eugênio, depois um delicioso café da manhã e finalizando com mais de 50 homens sendo atendidos pelo Dr Eugênio.
A contratação do Urologista Dr Eugênio através da secretaria de saúde foi de suma importância para os homens do nosso município, a cidade nunca teve um tratamento específico nessa área mais na gestão do Prefeito Júnior Nóbrega melhoramos 100% a saúde do município comentou a secretária de saúde Maria Aparecida.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que 60 mil novos casos da doença surjam a cada ano. De acordo com a instituição, um a cada seis homens são portadores da doença, que é a quarta causa de mortes no Brasil. O levantamento feito pela instituição revela que 65% dos homens com câncer de próstata têm mais de 65 anos, mas a prevenção contra este mal deve começar cedo: por volta dos 50 anos, de acordo com o Ministério da Saúde.
Localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga, a próstata é uma glândula masculina do tamanho de uma castanha, e é a responsável pela ejaculação. Quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada ocorre o câncer. Os principais sintomas são dificuldade para urinar, pouca urina, dor ao ejacular, dor nos ossos e sangue na urina ou no sêmen. O tratamento depende da avaliação médica e varia de pessoa para pessoa. “Em alguns casos é necessário retirar totalmente a glândula”, salienta Fuser.
O Movimento
O Novembro Azul começou em 2003, na Austrália, por meio da fundação Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. A entidade promove anualmente um evento de conscientização e arrecadação de fundos para a luta contra o câncer de próstata, testículos e outras doenças masculinas, como depressão entre os homens e cultivo da saúde do homem.
Diversos países aderiram ao movimento, entre eles, os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Dinamarca, Espanha e Grécia, promovendo encontros entre homens com o cultivo de bigodes (estilo Mario Bros, personagem do game infantil), que se tornou o símbolo da campanha. O Brasil começou a aderir ao movimento no ano passado.