A Secretaria de Saúde da Paraíba (SES-PB), investiga duas mortes por suspeita de dengue. Os óbitos aconteceram nas cidades de Santa Rita e Camalaú no Cariri paraibano. Segundo Fernanda Vieira, chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Transmissíveis, a pasta publicou o consolidado de casos no dia 31 de janeiro.
O levantamento reúne a situação nas primeiras semanas epidemiológicas de 2024. Foram registrados 223 casos prováveis de dengue, 42 casos prováveis de chikungunya e 100 casos prováveis para zika vírus – sem confirmação.
Apesar dos dados, Fernanda tranquiliza a população. “A Paraíba encontra-se dentro de um cenário previsto com base no histórico dos últimos anos. Mas, é importante frisar que precisamos nos preparar, preparar a assistência para atender o paciente, para que não haja o agravamento”.
O estado, inclusive, não tem previsão sobre a chegada dos imunizantes contra a dengue. O Brasil vive um surto da doença, de acordo com o Ministério da Saúde. Na noite da última terça-feira (06/02), Nísia Trindade – ministra da Saúde, convocou a população e as autoridades brasileiras a lutar contra a dengue. A afirmação foi realizada no pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão.