A Prefeitura de Prata, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (30) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus H1N1. A mobilização ocorreu na UBS do município.
O município teve como meta a imunização de todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde, idosos e comorbidades. A campanha de vacinação vai até o dia 20 de maio.
A vacinação contra a gripe foi antecipada de forma preventiva. Essa vacina imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno: H1N1, H3N2 e Influenza B. Conforme orientação do Ministério da Saúde, os grupos de risco também estão entre os prioritários na campanha. Gestantes, crianças com idade entre seis meses e cinco anos, além de pacientes renais crônicos fazer parte dos grupos que serão vacinados.
“A Secretaria de Saúde espera vacinar um maior número de pessoas durante o Dia D. Quem tomou a vacina no ano passado precisa se imunizar novamente este ano”, destacou a secretária de Saúde, Maria Aparecida.
De acordo com o Ministério da Saúde, a escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde. Os principais sintomas da gripe H1N1 são febre, calafrios, tremores, dores de cabeça, dor de garganta, rouquidão, tosse seca e coriza. A transmissão ocorre pelo contato com pessoas infectadas ao tossir, espirrar ou falar. Também pode ser transmitida por meio indireto, pelas mãos ou após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias. O diagnóstico é feito por avaliação clínica e exame laboratorial.