Mais uma vez a comunidade de Sumé reuniu-se para tratar sobre a segurança pública da cidade, desta vez reivindicando soluções diretamente ao secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Claudio Coelho de Lima, que atendeu o convite do prefeito doutor Neto.
Também estiveram presentes o vice-prefeito, Éden Duarte, o superintendente de Polícia Civil do Estado, Marcos Paulo, capitão Claudio, vereadores, secretários, comerciantes, membros de associações, policiais civis e militares e delegados.
O prefeito Neto abriu a reunião falando ao secretário sobre os últimos acontecimentos ocorridos na cidade, incluindo assaltos e assassinatos e do movimento organizado pela população no mês passado que pacificamente pediram providências.
Os representantes do comércio entregaram um manifesto por escrito e nele solicitaram aumento no policiamento, viaturas e patrulha rural.
Após os pronunciamentos, a reunião tornou-se um debate em que o secretário Claudio Lima e o superintendente da Polícia Civil responderam aos questionamentos da população.
Na oportunidade, o secretário apresentou o novo delegado que atuará no município e explicou que nos plantões extraordinários, especialmente dos finais de semana, as demandas devem ser levadas para Monteiro por questões efetivas. O superintendente Marcos Paulo disse que não é possível manter um delegado de plantão em todas as cidades paraibanas. Ele explicou que um delegado tem sempre que dar cobertura a mais de um município.
O secretário disse que alguns pedidos são possíveis de realizar, informou que já encaminhou ao município mais três policiais civis e quando o Governo do Estado finalizar o processo licitatório da compra de motocicletas irá destinar para Sumé.
“Procuramos distribuir o policiamento da melhor maneira possível, de acordo com o número da população e o número de ocorrências. Algumas situações são mais difíceis, são mais complexas. Algumas coisas na legislação precisam mudar, esbarramos na criminalidade juvenil e faltam também programas e projetos em nível nacional para a questão”, disse.
Ele informou que o Governo do Estado está aos poucos implantando a patrulha rural, mas que ainda não conseguiu enviar para todos os municípios. Disse que o governo irá nomear novos policias do concurso realizado recentemente e verificar quantos podem enviar para Sumé.
Também falou na viabilidade do projeto buscado pela Prefeitura de Sumé, desde 2011, em sediar no município, o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar.