O secretário de Agricultura do município de Monteiro, Alexandre Magno, fez um balanço de todas as ações realizadas na zona rural do município nos últimos dois meses e afirmou que praticamente todas as máquinas e equipamentos estão centrados na zona rural, realizando limpezas de cacimbas para que assim possam suprir as necessidades de falta de água para os moradores das comunidades que estão atravessando uma profunda crise hídrica provocada pela longa estiagem.
Segundo Alexandre, nos últimos dias foram realizados serviços de limpezas de cacimbas nas comunidades de Bom Jesus, Cacimbinha, Santana, Pau Ferro, Amaro, Poção, Minas, Sítio do Meio, Olho d’Água do Salão, Serra do Mocó, Limpo Branco e Angico entre outras comunidades.
Além da limpeza de cacimbas, o secretário disse que a Secretaria de Agricultura vem utilizando um carro pipa, adquirido através do PAC, para abastecer as cisternas da zona rural, escolas municipais, postos de saúde, UPA 24 Horas e outros órgãos que não podem ficar sem água. “Lamentavelmente o Governo do Estado não tem participado no combate a seca em nosso município, sequer com uma lata d’água, mas, graças a uma determinação expressa da prefeita Edna Henrique estamos nos esforçando ao máximo para evitar uma crise ainda maior”, disse Alexandre.
Apesar de todos os esforços estarem sendo centrados no combate a estiagem, Alexandre Magno disse que a secretaria de Agricultura não tem se descuidado de outras ações importantes, a exemplo da manutenção das estradas vicinais do município, assegurando que até o final deste mês de novembro estarão sendo concluídas as recuperações das estradas das comunidades de Limitão, Queimadas, Samambaia de Baixo e de Cima até chegar a comunidade do Picos, quando estará sendo executado cerca de 1.850 km de estradas vicinais recuperadas.
Com relação ao Garantia Safra, que até o momento não foi pago aos agricultores, o secretário afirmou que o Governo do Estado ainda não repassou o percentual a que lhe compete, por isso o atraso no pagamento, uma vez que o Governo Federal, a Prefeitura de Monteiro e os próprios agricultores já depositaram suas contra partida. “O Estado ainda não cumpriu sua obrigação de pagar o Garantia Safra 2014/2015, enquanto isso a prefeita Edna Henrique já assinou a adesão para o Garantia Safra 2015/2016, mostrando seu compromisso com os agricultores de Monteiro.
Outro fato que causou indignação ao secretário foi à falta de compromisso do Governo do Estado com relação à ração animal, quando anunciou o fornecimento de uma determinada quantidade semanal para os produtores rurais até o final do ano e até agora não cumpriu o prometido.
Mesmo diante de uma situação inusitada, quando todo o país enfrenta problemas hídricos, financeiros e políticos, o município de Monteiro vem conseguido honrar seus compromissos e assumindo responsabilidades que seriam de outros, possibilitando que os munícipes se sintam ao menos amparados pelo poder público municipal, mesmo dentro de suas limitações.