O Secretário de Estado da Segurança Pública, Claudio Lima, afirmou em entrevista nesta segunda-feira (3), que a operação que apreendeu quase três toneladas de maconha no município de Monteiro, ocorrido no ano passado, foi uma resposta imediata da polícia paraibana à chegada de bandidos oriundos do polígono da maconha.
“Há 15 anos existem ações da Polícia Federal, da Polícia Civil e Militar daquela região de Pernambuco que vem fazendo com que os bandidos que atuavam no local migrassem para outras regiões e outros estados”, disse. “Mas ao chegarem aqui na Paraíba, em Monteiro, eles já receberam uma resposta efetiva e deixamos claro que não vamos facilitar a vida de marginais. Esta operação desmantelou financeiramente totalmente esta quadrilha.”, completou.
O Secretário destacou também os bons resultados obtidos no Cariri, através do trabalho do Dr. Cristiano Brito, Delegado Regional de Policia Civil e do Major Brandão, Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar. “Pra você ter uma ideia, houve uma redução de 46% no índice de criminalidade e tivemos em 2013 o menor número dos últimos oito anos de homicídios na região”, informou o Secretário.
“No Nordeste a Paraíba foi um dos dois únicos estados que conseguiu redução nos índices de criminalidade, mas é claro que ainda precisamos de respostas muito maiores. O Ministério da Justiça fez uma avaliação extremamente positiva da nossa Polícia Civil e Militar. O índice de elucidação dos crimes aumentou muito. Em Serra Branca temos um exemplo claro que foi a solução do caso do vereador Déa”, explanou o Secretário.