O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, receberá o título de cidadão paraibano nesta sexta-feira (17). A solenidade acontecerá, às 9h30, no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em João Pessoa.
A proposta da concessão do título é de autoria do deputado João Gonçalves e considera os “relevantes serviços prestados” para justificar a homenagem.
Biografia
Jean Francisco Bezerra Nunes é natural do município de Triunfo, no estado de Pernambuco. Formou-se em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior e é delegado concursado da Polícia Civil da Paraíba desde 2004, além de ser titular da Secretaria da Segurança e Defesa Social da Paraíba desde 2019.
De 2 de agosto de 2012 a dezembro de 2018 ocupou o cargo de secretário-executivo da pasta, coordenando a elaboração da legislação que cria o Sistema de Inteligência de Segurança Pública (Seinsp) e sendo membro da Câmara de Inteligência de Segurança Pública do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp).
Jean Nunes tem pós-graduação em Inteligência de Estado e de Segurança Pública, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, em Gestão Pública pela Universidade Estadual da Paraíba e Tribunal de Contas do Estado e em Ciências Penais pela LFG. É ainda professor da disciplina Inteligência de Segurança Pública e Análise Criminal e coordenador da pós-graduação de Inteligência Policial e Análise Criminal da Universidade Estadual da Paraíba.
O secretário leciona na Academia de Polícia Civil (Acadepol) a disciplina de Inteligência Policial e de Segurança Pública e também atua como professor da pós-graduação de Inteligência Policial do Centro Universitário UNIBRA/IBGM/Recife/PE. É também professor da Escola Superior de Magistratura (ESMA) da Paraíba, na disciplina Inteligência Policial.
Em sua carreira de delegado de Polícia Civil, Jean Nunes já exerceu a função de titular da Delegacia de Vigilância Geral da Capital (DVG), titular da Delegacia de Roubos e Furto de Veículos e Cargas e titular do Grupo de Operações Especiais (GOE). Além disso, foi gerente executivo de Inteligência da Secretaria da Segurança e da Defesa Social e coordenador de Inteligência do Estado.