“O grupo de oposição no município de Monteiro, deu mais um tiro no pé, com a veiculação de um vídeo, mostrando o abandono do Abatedouro de Caprinos e Ovinos e, ao mesmo tempo, tentando jogar a responsabilidade na atual gestão municipal”, declarou o secretário de Comunicação do município, Fred Menezes.
Ao comentar o assunto, Fred Menezes diz que no vídeo, o vereador Djaci Aleixo (Chuta) denuncia o descaso e o abandono em que se encontra o Abatedouro, visivelmente indignado com a situação. Só esqueceu de citar que ELE (Chuta) era o Secretário de Agricultura do Município nos anos de 2009 e 2010, e foi exatamente nesse período que misteriosamente, houve o início do abandono, depredação, saques, desvios e furtos de equipamentos do abatedouro, até chegar ao ponto em que se encontra, como foi mostrado no vídeo.
O Abatedouro foi concluído em 2008, na gestão do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e da Prefeita Lourdinha Aragão (PMDB), que fazia oposição ao governo, mas mantinha boas relações institucionais, tendo inclusive conseguido a implantação de um Campus da UEPB em Monteiro.
Para entender melhor o processo que atesta a incompetência dos que fazem oposição hoje em Monteiro, o secretário de Comunicação fez um resumo desde o momento que a obra do abatedouro foi concluída.
Agosto de 2008:
Obra do Abatedouro de Caprinos e Ovinos do Cariri, instalado em Monteiro, foi concluída. Fruto da luta da prefeita de Monteiro Lourdinha Aragão junto ao então Governador Cássio Cunha Lima, além de instituições como o CIAGRO, SEBRAE, EMBRAPA, Pronaf, Associação de Produtores e Cooperativas do Cariri.
Outubro de 2008: Eleições
Ednacé Henrique (PSDB) vence as eleições para Lourdinha Aragão (PMDB).
Janeiro de 2009:
Djaci Aleixo (Chuta), (o mesmo que faz a denúncia no vídeo), é nomeado Secretário de Agricultura de Monteiro, permanecendo no cargo durante 2 anos (2009/2010).
Maio de 2009:
Ednacé Henrique reúne prefeitos do Cariri eleitos para o mandato 2009/2012, e extingue o Consórcio Intermunicipal de Agricultura – CIAGRO, e o Conselho de Desenvolvimento do Cariri Paraibano – CODECAP e cria o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Cariri – CODESC, assumindo a presidência do órgão. O CODESC só existiu no papel, ficando somente na Ata de criação.
Outubro de 2012:
Ednacé Henrique é reeleita para o segundo mandato e o abatedouro continua sem funcionar e já apresenta sinais de depredação e sumiço de equipamentos.
Dezembro de 2013:
O então deputado estadual Carlos Batinga denuncia o descaso com o Abatedouro, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), solicitando providências urgentes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Governo do Estado, Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MPPB) para que seja aberto o mais rápido possível o abatedouro e frigorífico de caprinos e ovinos do município de Monteiro.
Junho de 2018:
Anna Lorena, eleita prefeita de Monteiro em 2016, abre diálogo com o Governo do Estado e inicia parcerias institucionais em todas as áreas de governo.
Julho de 2019:
A prefeita Anna Lorena participa de reunião promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária da Paraíba – SEDAP, para debater a recuperação do abatedouro de caprinos e ovinos e discutir parcerias com o setor privado para o seu funcionamento.
Janeiro de 2020:
O Governador João Azevedo garantiu recursos no valor de R$ 25,3 milhões a serem investidos até o final de 2020, na conclusão dos quatro abatedouros construídos em Uiraúna, Mari, Solânea e Monteiro (caprinos e ovinos).
Março de 2020:
Vídeo publicado nas redes sociais denuncia abandono do Abatedouro de caprinos, como se fosse da responsabilidade da prefeita Anna Lorena, após 8 anos de abandono da gestão anterior.