O Secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo explicou como a pasta está trabalhando para garantir o abastecimento de água, mesmo que deficitário, nas cidades afetadas pela estiagem e seca na Paraíba.
Azevedo disse que o trabalho da pasta está sendo realizado em conjunto com Cagepa, Dnocs, Ministério da Integração, Agência Nacional de Águas e Defesa Civil Nacional, monitorando o abastecimento e as barragens que a cada dia secam mais devido a estiagem. No entanto, traquilizou a população, destacando que as reservas garantem água até abril de 2017.
“Nós trabalhamos atualmente com acompanhamento permanente do abastecimento e das barragens, o trabalho é conjunto. No entanto, a obra que mais pode ajudar não pode parar, que é a Transposição do Rio São Francisco que deve nos beneficiar até dezembro de 2016. Esperamos que o cronograma seja cumprido, mas a situação é cítica. Desejamos chuvas pelo menos para reabastecer o que tem sido perdido, quando vier a estação das chuvas. No momento estamos finalizando um sistema de captação de água flutuante, para melhorar a qualidade da água”, explicou.
Azevedo acredita que se chover em 2016 acima da média é possível que o racionamento seja reduzido, mas é preciso sempre conscientizar sobre a importância da água e que não se pode desperdiçar.
PB Agora