O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, avaliou como preocupante as atuais estatísticas de ocupação de leitos para pacientes da Covid-19 na Paraíba. Além disso, ele prevê o aumento de casos e mortes provocadas pela doença nas próximas semanas, como reflexo das aglomerações ocorridas no dia das mães.
Somente na noite desse domingo (23) dois pacientes foram transferidos para Campina Grande por falta de leitos na Região Metropolitana de João Pessoa. Segundo Medeiros, a ocupação de leitos tem ocorrido de forma rápida na 1ª Macro região.
A região do Sertão e Alto Sertão são as que causam maior preocupação. O aumento de internações, para ele, está relacionado ao descumprimento de regras sanitárias e aglomerações.
Ele considerou equivocada a decisão da Prefeitura de Campina Grande em manter uma reserva técnica de leitos no Hospital Pedro I. Ao atingir 70% de ocupação, a unidade hospitalar já não recebe pacientes. Uma reunião com o Ministério Público será realizada nesta segunda-feira (24) para que a regulação de leitos de Campina Grande obedeça a sequência da Central Estadual de Regulação.
“Para evitar transferência de pacientes quando aqui (Campina Grande) ainda existem vagas. Não faz sentido ter reserva técnica e pacientes precisando de internação”, avaliou o secretário, em entrevista à TV Cabo Branco.
O secretário ainda revelou que entre a quarta e a quinta-feira a Paraíba receberá novas doses das vacinas da Pfizer e AstraZeneca.