A festa de São Sebastião, padroeiro de São Sebastião do Umbuzeiro, que é celebrada do dia 11 a 20 de Janeiro será diferente este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus. Na 109ª edição dos festejos, não haverá a Festa de Rua, conhecida por serem umas das maiores festas de Padroeiro da Região. Entre as adaptações necessárias para o evento, esse ano só haverá as Celebrações Religiosas com todos os protocolos de segurança segundo a OMS.
A promessa e a fé. Gerou a cultura mais forte da população são-sebastianense, tradição que nasceu, e se ampliou com o passar do tempo, este que é esperado durante todo o ano. Por pessoas que querem rever pessoas queridas que tiveram que ir em busca de novos caminhos. E por indivíduos que querem obter lucros em suas atividades comerciais. E por toda população que espera ansiosamente para o inicio da festa que só traz alegria e satisfação a todo indivíduo da cidade de São Sebastião do Umbuzeiro.
Nesse contexto o folclore pode desempenhar função social também dos momentos dos festejos religiosos populares, através da transmissão de costumes e crenças, ao estabelecer uma ligação entre o passado, o presente e o futuro.
A cultura faz parte da vida das pessoas em seu cotidiano, essa aliada ao lazer pode influenciar de forma positiva a organização social do lugar. A festa é um exemplo claro de como a cultura é complexa, a festa, em relação à outra cultura popular permeia as manifestações, conservando as tradições e os costumes de um povo e seu espaço de vivência. Roguemos a Deus e São Sebastião, que a VACINA apareça e assim podemos ter a tradicional Festa de Padroeiro em 2022.