A suspensão da Operação Carro-Pipa em municípios paraibanos levou a senadora Daniella Ribeiro à tribuna do Congresso Nacional nesta quarta-feira (24). O fato ameaça deixar sem água 159 municípios atendidos por 674 carros-pipa, que levam água para uma população de mais de 272 mil habitantes.
“A escassez de água é um problema histórico em nosso estado. Há cerca de três anos, municípios do Brejo tiveram forte racionamento de água, passando a depender exclusivamente de carros-pipa”, destacou. A Operação Carro-Pipa foi suspensa nesta segunda-feira (21), por falta de recursos. Financiada pelo exército brasileiro, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Carro-Pipa leva água potável à população nordestina há mais de 20 anos.
“A Operação Carro-Pipa leva água potável para 1,6 milhão de famílias no semiárido do nordestino. Não é possível que agora os nordestinos sofram as consequências dessa falta de serviço. Já cortaram o abastecimento, não só na Paraíba, mas também em outros estados, a exemplo de Alagoas, Bahia e Pernambuco e Rio Grande do Norte”, lamentou Daniella.
A parlamentar ressaltou a preocupação dos prefeitos das cidades que dependem desse serviço. E assinalou que algumas cidades têm condições de manter o abastecimento de água para a população apenas por mais 15 dias. “A partir daí, a única solução será um novo racionamento”.
A senadora completou: “Venho aqui fazer uma pelo para que o Governo Federal não abandone o nosso povo sertanejo que depende da água não apenas para beber, mas para manter as pequenas lavouras de subsistência”.