Por Zizo Mamede
Na defensiva, o pessoal da Secretaria de Educação do município prefere desqualificar as avaliações construídas pelo MEC, do que encarar a dura realidade da educação escolar: Serra Branca está reprovada em praticamente todas as escolas municipais. Mas, a situação das escolas estaduais localizadas no município não é diferente, onde os índices também são ruins. (ver índices do Ideb e Enem no portal do INEP – MEC).
O baixo desempenho das escolas públicas em Serra Branca pode ser constatado em qualquer índice de avaliação da educação básica, principalmente o Ideb (Índice de Desempenho da Educação Básica) e ENEM. Mas, os sintomas da má qualidade da educação básica nestas latitudes estão a olhos vistos em todos os ambientes.
Dirigentes e professores comumente culpam os estudantes e os governos pelo estágio sofrível da educação em nosso meio. – Em parte têm culpa mesmo, mas isto é insuficiente para explicar o mau desempenho das escolas. Em nível nacional e estadual o desempenho médio das escolas públicas fica acima das metas estabelecidas, enquanto que em Serra Branca as escolas ficam abaixo das metas e algumas conseguem até piorar.
A última vez que as maiores escolas da prefeitura de Serra Branca ficaram acima das metas estabelecidas pelo MEC foi no ano de 2007, durante o governo do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 houve uma queda abrupta no Ideb das escolas municipais e estaduais e a recuperação não alcança os índices almejados. As escolas públicas estão no vermelho e algumas sequer participam das avaliações bienais. – A Escola Municipal José Romão de Jesus é a única exceção da regra.
Para além da falta de compromisso da gestão municipal com a Educação, prevalece em Serra Branca um pessimismo e descaso generalizados com as escolas, sob o manto de um falso consenso e falsos discursos em torno da prioridade para as políticas educacionais.
Tal discurso falso que proclama, mas não prioriza a Educação inclusive está nas mentes e corações da imensa maioria das famílias que, no máximo matriculam filhos e filhas nas escolas, mas pouco ou em nada participam da vida escolar. Mães, pais e demais responsáveis pelos estudantes, invariavelmente mostram interesse pela escola ao final de cada ano, no tempo de saber se os filhos foram ou não aprovados.
A monumentalidade das cerimônias de formatura e dos desfiles cívicos contrasta de forma aberrante com o nível da proficiência do ensino. As imagens escondem ou esquecem o descaso que prevalece na educação escolar. Para pouca formação há muita formatura. Falta ambição da comunidade escolar, ambição de saber, ambição de conhecer e de poder. Quem sabe mais pode mais. Serra Branca precisa pensar grande.