A campanha Setembro Amarelo, que debate mundialmente a prevenção ao suicídio, traz este ano um componente a mais como fator de risco para as questões ligadas à saúde mental, que é a pandemia da Covid-19.
As ações promovidas pelo movimento Setembro Amarelo visam dar visibilidade à causa, que, especialmente neste ano, ganha uma importância maior. Afinal, em meio à pandemia, com o isolamento social, os problemas de saúde mental tendem a se agravar. Medo, incertezas em relação ao futuro, luto e dificuldades financeiras marcam a vida de muitas pessoas. Por isso, é importante ter atenção aos sinais e procurar meios de lidar com os problemas.
Criada em 2015, a campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de conscientizar a população sobre formas de prevenção ao suicídio e reduzir o preconceito que envolve esse grave problema. Contudo, discutir a depressão e outros sentimentos como tristeza, ansiedade excessiva e falta de motivação, ajuda no entendimento das motivações do suicídio e faz com que as pessoas fiquem mais alertas sobre os sinais dados por seus amigos e parentes.
O suicídio é um fenômeno mundial que causa grande preocupação à saúde pública. O tema que já foi grande tabu, atualmente vem sendo cada vez mais debatido, ainda assim, precisamos diminuir o estigma em torno do suicídio e dos transtornos mentais e disseminar informações sobre prevenção e saúde mental.
A Secretaria de Saúde do Município de Monteiro alerta que ao identificar pessoas que precisam de ajuda sobre questões ligadas à saúde mental ou conhecer pessoas que precisam deste tipo de apoio e tratamento, devem procurar ou indicar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Em caso de emergência, o contato é o SAMU ou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).