Comunidades da Zona Rural de 42 municípios paraibanos vão ser contempladas, até o fim de abril, com um sistema simplificado de abastecimento de água. Segundo o diretor do Departamento Nacional de Obras contra Seca na Paraíba (DNOCS-PB), Alberto Gomes, o objetivo é auxiliar moradores de áreas mais afastadas de reservatórios a enfrentar o período de estiagem prolongada.
Alberto Gomes explica que cerca de R$ 4 milhões estão sendo investidos nas obras, que incluem construção de um poço, um cata-vento, uma pequena adutora, uma caixa d’água e um chafariz com três saídas. O montante foi liberado pelo destaque orçamentário do Ministério da Integração, após reivindicação do senador José Maranhão (PMDB).
As cidades a serem atendidas são: Cacimba de Dentro, Damião, Picuí, Baraúna, Pedra Lavrada, Soledade, Juazeirinho, Santa Luzia, Taperoá, São José dos Ramos, Mogeiro, Salgado de São Félix, Teixeira, Prata, Serra Branca, Sumé, Nativa, Barra de São Miguel, Monte Horebe, Gurinhém, Fagundes, São Bento, São José do Brejo do Cruz, Belém, Caiçara, São José do Bonfim, Areia, Coremas, Tacima, São João do Cariri, Emas, Monteiro, Nova Olinda, Jacaraú, Guarabira, Belém, Piancó, Livramento, São José de Piranhas, Parari, Bananeiras e Cubati.