Soledade se prepara para a terceira edição do Festival de Queijo da cidade. O evento acontecerá entre os dias 22 e 24 de setembro, integrando as celebrações de aniversário de 138 anos do município. A Prefeitura da Cidade vem realizando reuniões e mobilizando produtores para engajar cada vez mais e fortalecer a iniciativa que gera renda e desenvolvimento para a região.
O Festival Gastronômico já entrou na rota turística paraibana quando se trata de gastronomia e empreendedorismo, além de ter consagrado Soledade como a ‘Capital do Queijo’. Ele reúne restaurantes e lanchonetes da cidade, que preparam opções especiais no cardápio para o tema, com alimentos à base de queijo e outros derivados do leite. Produtores de leite também estão envolvidos no projeto.
Desde janeiro, a equipe responsável tem realizado encontros para discutir os planos para mais uma edição. A última reunião aconteceu nesta semana e definiu a programação do festival.
Assim como nos outros anos, haverá fampress, concurso Rei e Rainha do Queijo, Encontro de Repentistas, Mostra Soledade, oficinas gastronômicas, Expo Feira e Feira do Empreendedor. A novidade é o concurso ‘Gula do Queijo’, que agora terá a competição feminina e masculina, diferente dos outros anos em que houve só uma disputa. Esse ano também estreia o ‘Pedal do Queijo’, com sua primeira edição.
De acordo com o prefeito Geraldo Moura Ramos, a expectativa é que neste ano o evento seja ainda melhor que nos anos anteriores. “Esse tem se tornado o maior evento de Soledade, ano após ano. Nosso objetivo é expandir ainda mais o Festival, trazendo novos alcances e exportando nossas potencialidades para toda a Paraíba. Estamos em fase de planejamento da programação e buscando parcerias para que mais pessoas conheçam o evento”, pontuou.
O Festival Gastronômico de Queijo acontece em parceria com o Sebrae. Durante os três dias de evento, a cidade se prepara para receber turistas de toda a Paraíba, oferecendo a iguaria produzida artesanalmente na cidade: o queijo. Além dos pratos diferenciados criados para o festival, é comercializado também produtos feitos de maneira artesanal. Cozinheiros recebem capacitações, assim como empreendedores e artesãos.
Aniversário da cidade – Em todo o mês de setembro, haverá uma programação festiva em celebração aos 138 anos de Soledade. No calendário de atividades, constam ações diversas como corrida do jegue, distribuição de mudas, realização da Semana da Cultura, concurso de música e um festival com artistas de destaque.