O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba acaba de fazer mais uma avaliação da Transparência nos municípios e divulgou um novo relatório sobre o índice de transparência pública nos municípios paraibanos.
No diagnóstico apresentado, a cidade de Sumé teve crescimento significativo com relação à transparência pública. O município subiu 177 posições no ranking, estando na segunda posição entre as cidades paraibanas que mais evoluíram com o Portal, na quinta posição entre os municípios que possuem de 10 mil a 50 mil habitantes e na classificação geral, Sumé está na 22ª posição.
A cidade regulamentou a Lei da Transparência em fevereiro de 2015, quando instituiu normas de procedimentos para a obtenção pelo cidadão, de informação pública no âmbito da administração.
O cidadão pode encontrar no site da Prefeitura de Sumé todas as informações com relação às receitas recebidas, despesas executadas, relação de empenhos, licitações, número de servidores efetivos, contratados e comissionados, diárias e passagens aéreas autorizadas, leis, decretos, estrutura organizacional,boletins oficiais e notícias atualizadas diariamente das ações do Poder Executivo.
O Portal de Sumé também possibilita ao cidadão o acesso ao sistema eletrônico e-sic e à ouvidoria on line, que são espaços destinados à participação ativa e ao controle social da sociedade, interlocução entre o cidadão e a administração municipal.
Outros serviços implantados no site foram a emissão do contra-cheque on line para os servidores da administração e a emissão de nota fiscal eletrônica para os prestadores de serviço que necessitam emitir notas fiscais e pagar ISS.
O site da Prefeitura de Sumé ainda está constantemente trabalhando para implantar mais informações que são necessárias a aumentar a transparência da gestão, através do endereço eletrônico www.sume.pb.gov.br.