A Secretaria Municipal de Educação de Sumé deu início a uma série de cursos de formação continuada objetivando contribuir para o aperfeiçoamento de professores da rede pública de ensino.
Esta semana foi iniciado o curso de formação do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Estão participando 32 professores que lecionam do 1⁰ ao 3⁰ ano. O curso tem carga horária de 80 horas.
Também está acontecendo a formação para professores do 4⁰ ao 5⁰ ano, este com o objetivo de trabalhar com os descritores da Prova Brasil, o curso tem duração de um ano e é formado por eixos ligados ao conteúdo da Prova Brasil. Além dos professores do 4⁰ e 5⁰ ano, mais 48 professores do Fundamental II também fazem o curso que é voltado para a Prova Brasil.
Além destes, a Secretaria Municipal de Educação oferta também a formação continuada para educadores do campo que tem por objetivo a construção da proposta pedagógica para as escolas do campo. O município já vem trabalhando essa proposta das escolas do campo há dois anos para ser apresentada ao Conselho Municipal de Educação no próximo mês de outubro.
De acordo com a secretária da Educação, Betânia Macêdo, o objetivo das formações é o aprimoramento da qualidade de educação no município, diminuir o analfabetismo funcional, formar educadores críticos e garantir que todas as crianças até os oito anos sejam alfabetizadas plenamente.