No dia em que Zé Marcolino completaria, 85 anos, 28 de junho, o município de Sumé preparou uma justa homenagem a este filho que foi um dos maiores compositores do autêntico forró pé de serra e que retratou através de suas canções o cotidiano do povo nordestino e a alma sertaneja.
Zé Marcolino recebeu a homenagem com o lançamento do livro “Conversas Sem Protocolo”, do poeta, escritor e declamador, Marcos Passos. O evento foi uma realização do escritor e da Prefeitura Municipal de Sumé, por meio da Secretaria de Cultura.
O lançamento aconteceu no domingo (28), às 16h, no NEXT e recebeu a presença de familiares e amigos de Zé Marcolino, como o filho Walter Marcolino, Zé de Cazuza, o poeta e cantor Chico Arruda, o cordelista Chico Pedrosa, o vereador Danda, além de admiradores da obra do artista e do vice-prefeito, Éden Duarte e da secretária, Brígida Xavier, que estiveram representando o Poder Executivo.
Homenagens foram prestadas a Zé com a apresentação da Banda de Pífanos do Pio X e declamações dos poetas. Durante o evento, Marcos Passos, vendeu e autografou vários exemplares da obra.
O livro apresenta depoimentos de amigos e admiradores, homenagens poéticas e musicais, reportagens, entrevista e iconografia sobre a vida poética e musical do autor de “Sala de Reboco”.
Marcos Passos deixou alguns exemplares para serem vendidos que podem ser encontrados no Departamento de Cultura do Município, no valor de R$ 30,00.