O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) realizou esta semana atividades voltadas para o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, que é lembrado todos anos no dia 18 de maio.
Este ano, o movimento foi voltado para as escolas do município com palestras, panfletagens e peça teatral sobre a temática. Os trabalhos tiveram a participação do CRAS, Conselho Tutelar, SCFV, professores da rede municipal e Empresa Júnior do Curso de Gestão Pública.
De acordo com o CREAS, a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes pode ocorrer nas formas de abuso e de exploração sexual para fins comerciais como a prostituição e o turismo sexual.
O Dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal n⁰ 9.970/2000, em razão de um crime que ocorreu em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), o”crime Araceli”, em que uma menina de apenas oito anos de idade foi sequestrada, espancada, drogada, estuprada e assassinada. Os agressores de Araceli nunca foram punidos.