O município de Sumé realizou nesta quinta-feira (06) a sua Conferência Municipal de Assistência Social, no plenário de Câmara de Vereadores.
A abertura foi feita pela secretária Brígida Xavier e também a participação do vice-prefeito, Éden Duarte, da presidente do Conselho Municipal Elidiene Batista e da representante dos usuários do SUAS, Rosinete Belo.
A VI Conferência Municipal constitui-se em instância máxima de participação da sociedade civil e governo, com a finalidade de avaliar a Política da Assistência Social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O debate teve como tema central “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026 e como eixo norteador: As diretrizes para o SUAS nos próximos dez anos. A sessão plenária foi discutida em cinco eixos com grupos de trabalho que elaboraram o documento contendo as orientações do Conselho Nacional de Assistência Social. Foram eleitos quatro delegados para participar da X Conferência Estadual de Assistência Social.
Também participaram dos trabalhos, as equipes do CREAS, CRAS, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, membros de conselhos municipais, professores e usuários do SUAS.
A Conferência teve como palestrante a coordenadora da Proteção Básica do Governo do Estado, Edclê Travassos, apresentação da Filarmônica Antônio Josué de Lima e do grupo de capoeira do professor Massiste.