O município de Sumé recebeu nesta quinta-feira (03), uma nova ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel 192) para a prestação de socorro às pessoas em situações de emergência. A ambulância é um modelo Peugeot Ducato, do tipo Unidade de Suporte Básico (USB). A antiga ambulância ficará à disposição do Hospital Alice de Almeida.
O Samu de Sumé tem cinco anos de atuação e a equipe é composta por seis condutores, cinco técnicos de enfermagem e quatro enfermeiras. O serviço no município é uma base descentralizada que tem a sua central reguladora na cidade de Monteiro. Ao ser solicitado o socorro por meio da ligação 192, os telefonistas da central de regulação anotam os dados do local da demanda e passam para o médico de plantão. Toda a ligação é gravada.
Esse médico regulador presta as orientações dos primeiros socorros através de um rádio operador e é ele quem libera a viatura para atender a ocorrência e quem decide qual o tipo de ambulância a ser enviada, se é uma Unidade de Suporte Avançado (USA), para casos mais graves, ou uma Unidade de Suporte Básico (USB).
De acordo com a coordenadora do SAMU de Sumé, Veriadiana Bezerra Xavier, nos últimos tempos o serviço tem atendido muitos casos de envenenamento (suicidas) e acidentes com motociclistas, causados por imprudência, embriaguez ou falta do uso dos equipamentos de proteção. Na maioria destes casos são pessoas do sexo masculino.
A coordenadora do SAMU Veridiana também chama a atenção para os trotes que o 192 recebe constantemente. “A gente continua recebendo trotes e isso é muito grave, porque no momento em que saímos para atender uma ocorrência que não existe, devido ao trote, neste tempo, uma pessoa deixa de ser atendida por estarmos com a ambulância a caminho de uma situação irreal”, disse.
“Esta semana recebemos uma ligação pedindo socorro dizendo que a ocorrência era a 5km da cidade do Congo, quando chegamos ao local não havia nada, a ligação não passava de um trote”, falou Veridiana que também pede prudência às pessoas para ter cuidado com os exageros no álcool durante as festas de fim de ano.