Sumé recebe nova ambulância do SAMU

O município de Sumé recebeu nesta quinta-feira (03), uma nova ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel 192) para a prestação de socorro às pessoas em situações de emergência. A ambulância é um modelo Peugeot Ducato, do tipo Unidade de Suporte Básico (USB). A antiga ambulância ficará à disposição do Hospital Alice de Almeida.

O Samu de Sumé tem cinco anos de atuação e a equipe é composta por seis condutores, cinco técnicos de enfermagem e quatro enfermeiras. O serviço no município é uma base descentralizada que tem a sua central reguladora na cidade de Monteiro. Ao ser solicitado o socorro por meio da ligação 192, os telefonistas da central de regulação anotam os dados do local da demanda e passam para o médico de plantão. Toda a ligação é gravada.

Esse médico regulador presta as orientações dos primeiros socorros através de um rádio operador e é ele quem libera a viatura para atender a ocorrência e quem decide qual o tipo de ambulância a ser enviada, se é uma Unidade de Suporte Avançado (USA), para casos mais graves, ou uma Unidade de Suporte Básico (USB).

De acordo com a coordenadora do SAMU de Sumé, Veriadiana Bezerra Xavier, nos últimos tempos o serviço tem atendido muitos casos de envenenamento (suicidas) e acidentes com motociclistas, causados por imprudência, embriaguez ou falta do uso dos equipamentos de proteção. Na maioria destes casos são pessoas do sexo masculino.

A coordenadora do SAMU Veridiana também chama a atenção para os trotes que o 192 recebe constantemente. “A gente continua recebendo trotes e isso é muito grave, porque no momento em que saímos para atender uma ocorrência que não existe, devido ao trote, neste tempo, uma pessoa deixa de ser atendida por estarmos com a ambulância a caminho de uma situação irreal”, disse.

“Esta semana recebemos uma ligação pedindo socorro dizendo que a ocorrência era a 5km da cidade do Congo, quando chegamos ao local não havia nada, a ligação não passava de um trote”, falou Veridiana que também pede prudência às pessoas para ter cuidado com os exageros no álcool durante as festas de fim de ano.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar