O município de Sumé recebeu na terça-feira (26), a visita do secretário de Cultura do Governo do Estado da Paraíba, Lau Siqueira.
O secretário veio ao município para conversar com o poder público municipal e com movimentos culturais a cerca da Cultura em todo o Estado da Paraíba. Além de Sumé, ele também compareceu em alguns outros município da região do Cariri Paraibano.
Os grupos culturais de Sumé deram uma pequena demonstração dos trabalhos que são realizados na cidade, a exemplo do Festival do Umbu, Expocaatinga, SeCas, Pelc, além da apresentação de poetas e outros artistas que trabalham de forma independente.
Lau Siqueira informou que a Cultura representa somente 5% do Produto Interno Bruto. Disse que o setor carece de investimentos em todo o Estado e principalmente de organização para obter esses investimentos.
“O que eu trago é um pacote de provocações para que a gente comece a mudar esse cenário. Fazer com que a Cultura da Paraíba seja vista como um todo, buscando um calendário estadual de Cultura a gente se organiza melhor. A Paraíba tem uma diversidade cultural muito grande e o Cariri tem que aparecer nesse cenário”, declarou.
O secretário afirmou que os recursos na área da Cultura são escassos em todo o País e que na Paraíba não é diferente. “A gente tira de onde não tem. A Cultura precisa de organização para obter investimentos, buscar fontes de recursos e democratizar o acesso a esses recursos. Os editais são um bom caminho para financiamento da Cultura, apesar de não serem os únicos”, afirmou.
Ele informou que, no momento, o Governo do Estado vai dar prioridade aos projetos aprovados no Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) e está em análise a possibilidade de abertura de Edital do FIC durante o ano inteiro e não só uma vez por ano.
Lau finalizou declarando que o diálogo com os municípios irá permanecer assim como a sua caminhada por todos eles.
Além dos movimentos culturais, também participaram da reunião o vice-prefeito, Éden Duarte, os secretários municipais: Ana Paula Leite, Brígida Xavier, Antônio Carlos Sarmento, a vereadora Donzília Martiniana, o gerente da 5ª Região de Ensino, Ary Prata, professores do CDSA/UFCG e professores e alunos da Escola Agrotécnica.