Na tarde de quinta-feira (03), os secretários municipais da Prefeitura de Sumé estiveram reunidos com a empresa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Real Mix para começar a traçar a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, atendendo à Lei Federal 12.305/2010
Até o próximo mês de agosto o Plano Municipal deverá estar elaborado, aprovado e implantado na cidade. Até a sua efetivação, um amplo trabalho será realizado no município com a aprovação do projeto pelo Poder Legislativo, realização de audiências públicas e conscientização da população sobre a coleta seletiva.
O Plano Municipal de Resíduos Sólidos prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, aumento da reciclagem e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.
Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos (poder, público, comércio, indústria e consumidores), estabelece a coleta seletiva, sistema de compostagem e cria metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões.
A empresa responsável pela elaboração do projeto em Sumé, na próxima semana, irá apresentar a proposta ao Poder Legislativo para a elaboração do Plano Municipal e em seguida começar o trabalho de envolvimento da comunidade e de todas as secretarias municipais.
Estiveram presentes à reunião o secretário de Obras, Gilvan Gonçalves, Agricultura, João Vanilson, Administração, Stéfano Sousa, Saúde, Antônio Carlos e Educação, Sandra da Silva, que esteve representando a secretária Betânia Macedo.