Um total de 28 agricultores familiares, pequenos produtores de Sumé de associações e cooperativas rurais receberam o aval da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para comercializar sua produção por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea. Os Projetos terão sua execução ao longo de 2020/2021, com a entrega de aproximadamente 30 toneladas de alimentos, na sua maioria peixes e derivados do leite.
Os produtos serão doados a pessoas em situação de vulnerabilidade nutricional e alimentar vinculados aos equipamentos socioassistenciais do município. A estimativa é de que os alimentos cheguem na mesa de 800 famílias, durante os próximos 12 meses e injetará mais de R$ 300 mil na economia local.
Operacionalizado pela Conab com recursos do Ministério da Cidadania, o PAA é uma política pública que oferece aos pequenos agricultores, vinculados a associações ou cooperativas, a garantia de compra de sua produção, gerando renda e inclusão social no meio rural. Na modalidade de Compra com Doação Simultânea, o programa contribui para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de risco alimentar.
A secretária de Assistência Social de Sumé, Tanniery Lêla, avaliou que foi uma grande conquista para o município, pois o montante dos três projetos chega a 300 mil reais que serão injetados na economia local.
“A valorização da agricultura familiar é um dos pilares norteadores da nossa gestão, pois além da geração de renda e do fortalecimento da cadeia produtiva local, os alimentos serão produzidos por 28 agricultores familiares, em sua maioria mulheres. Essas doações chegarão ao alcance de aproximadamente 800 famílias em situação de risco alimentar e nutricional atendidas pelos equipamentos socioassistenciais do município”, completou.
Para o técnico responsável por elaboração e execução dos projetos ,Siderlânio Morais de Sousa, conhecido por Dodô, o município de Sumé está de parabéns quando se fala de apoio à Agricultura Familiar pela construção de parcerias institucionais começando com Governo Federal, Ministério da Cidadanias, Conab-PB, emendas parlamentares, Coperativa COOPESCAF de Camalaú, Associação dos Pescadores de Sumé, CRAS Municipal, Associação Unidos Venceremos e o grupo de pescadores e pescadoras artesanais do município de Sumé.
“Todo esse esforço concretiza projetos de mais de R$ 300 mil em dinheiro que circulará no município, como também fomentará grande parte da comunidade carente atingindo mais de 5 mil famílias com PAA do Governo Federal, adquirindo toda produção dentro do próprio município com doações a custo zero para as famílias carentes repassando um alimento proteico e de grande valor nutricional que é o peixe”, completou Siderlânio.