Foi entregue oficialmente na manhã desta segunda-feira (20), na cidade de Monteiro, o certificado de municipalização do trânsito da cidade. Uma cerimônia simbólica foi realizada no Gabinete da Prefeita Edna Henrique, representada no ato pelo vice-prefeito Cajó Menezes.
A solenidade contou com a presença do Superintendente do DETRAN da Paraíba, Aristeu Chaves, do Assessor Jurídico do Conselho Estadual de Transito (CETRAN), Dr. João Furtado, da Superintendente da MONTRAN, Beatrice Moreira, além dos Vereadores Bero de Bertino, Raul Formiga e Toinho de Nequinho, secretários municipais, imprensa local e agentes de trânsito.
O certificado de municipalização é o documento através do qual o município passa oficialmente a responder por toda a fiscalização, aplicação de multas e organização estrutural do trânsito de uma cidade. Para o superintendente do Detran na Paraíba, Aristeu Chaves, Monteiro saiu na frente de todas as cidades do Cariri e hoje é uma das poucas na Paraíba a ter o trânsito municipalizado e com uma organização de fazer inveja a qualquer município do Estado.
“A sinalização, organização da autarquia de trânsito municipal e a estrutura disponibilizada pela Prefeitura de Monteiro garante ao trânsito da cidade uma fluidez e segurança que poucos municípios do Estado possuem”, reiterou Aristeu.
O Assessor Jurídico do CETRAN, Dr. João Furtado, destacou que ficou encantado com a organização do trânsito de Monteiro desde quando veio fazer a fiscalização obrigatória do Conselho. “Em quase todos os itens que avaliamos, Monteiro estava bem à frente de nossas exigências e possui uma das melhores estruturas de trânsito da Paraíba, incontestavelmente”, concluiu.
A Superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e de Transporte, Beatrice Moreira, recebeu das mãos do Superintendente Aristeu Chaves a cópia do Diário Oficial, tornando pública a municipalização do trânsito de Monteiro.
Ela afirmou que há um ano, a Prefeitura de Monteiro vem trabalhando fortemente educando em trânsito, assumindo a tarefa de planejar e executar a política de mobilidade urbana. “O planejamento urbano é instrumento fundamental, necessário para o crescimento sustentável e ordenado do município. Com esse trabalho estamos melhorando a qualidade de vida da população, pois o trânsito é uma questão de saúde e segurança pública”, concluiu a superintendente.
Cajó Menezes, vice-prefeito de Monteiro, lembrou que esta solenidade é o coroamento de um árduo trabalho pensado e enfrentado inicialmente pela prefeita Edna Henrique e que paulatinamente coloca a cidade em outro patamar de desenvolvimento.
“É a etapa final de um processo arrojado, que começou com uma visita da Prefeita Edna à Arcoverde, passou por várias outras etapas, como capacitação, campanhas, implantação de semáforos e de sinalizações verticais e horizontais, tudo para atender um anseio que partiu da população. De forma pioneira, o município de Monteiro cumpriu suas etapas através do poder público e agora nos chega o reconhecimento final”, pontuou Cajó.
Dos 223 municípios da Paraíba, apenas 23 tem seu trânsito municipalizado até o momento.