Duas das principais equipes de futebol do Cariri, Tabajara e Aga, que tantas emoções proporcionaram aos desportistas, agora voltam a competir juntas em mais campeonato, dessa vez no futebol de botão.
É que em agosto de 2019 foi fundada na cidade de Sumé a Liga independente de botão sumeense, tendo como presidente Júnior Félix, sendo o monteirense radicado em Sumé, Zito Júnior, como um dos grandes colaboradores.
Inclusive, foi Zito Júnior um torcedor apaixonado pelo Tabajara de Monteiro que teve a ideia de transformar Tabajara e Aga em equipes de botão e incluiu os dois times no campeonato denominado de Torneio do isolamento que acontece em Sumé.
Além de Tabajara e Aga, também disputam a competição o Cosmos NY, e juventus Itália. Na estreia o Tabajara perdeu por 7 x 4 pra o juventus, enquanto Aga e Cosmos empataram em 4 x 4.
De acordo com o presidente do Tabajara, o advogado J. Júnior, que também na infância foi jogador de botão, a iniciativa de transformar Tabajara e Aga em equipes de botão é gratificante para essa duas equipes que ainda hoje mantém suas tradições na lembrança de todos os desportistas na região do Cariri.
Jota Júnior ainda parabenizou Zito Júnior e todos os integrantes da liga sumeense de botão pelo resgate da prática do futebol de botão.
J. Júnior ainda adiantou que está articulando junto a secretaria de esportes de Monteiro e o empresário Paulo Bezerra da casa progresso, a realização de uma competição dessa modalidade esportiva em Monteiro.