O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o ex-prefeito de Camalaú, Alecsandro Bezerra dos Santos, para depor e explicar irregularidades na compra de peças e pneus, bem como a locação de veículos pertencentes ao próprio gestor. As denúncias que deram origem aos processos remotam aos anos de 2019 e 2020, constam em processos diferentes, por isso Santos terá que comparecer ao Tribunal no dia 9 e no dia 16 de novembro.
A primeira denúncia foi formulada por uma vereadora de Camalaú, noticiando a existência de uma Ação de Improbidade Administrativa movida pelo Ministério Estadual contra o ex-prefeito. O caso tratava de fraudes em licitações e contratos e despesas irregulares com a locação de veículos pertencentes a Santos e registrados em nome de “laranjas”, entre os anos de 2017 a 2020.
O edital de licitação teria sido elaborado com o objetivo de restringir a concorrência, já que previa contratar um veículo muito específico com motor 2.3 litros, a diesel, biturbo, com sete velocidades da caixa de câmbio e ano 2017
O outro veículo que fez parte do esquema, segundo a narrativa do MP Estadual, foi o caminhão Mercedes Benz/L1143, vermelho,com 44 anos de uso, adquirido pelo denunciado entre o final de 2016 e início de 2017, e registrado no nome de Ednaldo Severino de Carvalho, e já contratado sistematicamente pelo município de Camalaú a partir de 2017.
O segundo caso teria ocorrido em 2019. A denúncia era de que Sandro Môco vinha comprando peças e pneus para veículos que não existem na frota do Município ou com tamanhos ou tipos que não são usados ou sequer cabem naqueles tipos de veículos. Em outras ocasiões os valores eram superfaturados em mais de 500%. Também foram compradas peças para motos, mas o município não possui motos.
Com ClickPB