O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) deu uma prazo de 15 dias úteis para que a Prefeitura Municipal de Amparo apresente explicações sobre irregularidades na aquisição e uso de combustíveis. A investigação partiu de uma denúncia feita pelo vereador Lucas Conserva contra o prefeito da cidade, Inácio da Silva.
De acordo com a denúncia, o gestor teria realizado “gastos excessivos e não comprovados” com combustíveis para veículos lotados na Secretária de Saúde entre 2019 e 2022.
Nesse período (2019 a 2022), o prefeito informou ao TCE que todos os veículos e maquinas pertencentes ou locados ao nosso município, sempre estiveram ativos. Mas dos oito veículos da Secretaria, existem pelo menos três veículos inativos há mais de cinco anos. Esses veículos inclusive, continuam sendo emplacados anualmente. Em 2021, o município gastou R$100.702,547 em combustível.
Outro ponto que chama a atenção é a quantidade de veículos sucateados, informados na denúncia, inclusive com registro fotográfico, e confirmado pela Auditoria, quando da Inspeção in loco, no período de 18 a 22 de setembro de 2023.