Pelo menos 1.600 pessoas morreram e outras estão desaparecidas após registro de um terremoto de magnitude 7.8 na região central da Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira (6).
Na Turquia, 1.014 morreram, segundo o último balanço do governo; na Síria, foram 592, segundo a agência de notícias Sana.
Nas redes sociais, o presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan lamentou as mortes provocadas pelo fenômeno natural. Segundo relatos, o tremor durou mais de um minuto e meio.
“Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmaraş e foi sentido em muitas partes do nosso país. Todas as nossas unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação da AFAD”, diz turco.
O tremor também atingiu o noroeste da Síria e foi sentido no Chipre e no Líbano.
Segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, o epicentro do tremor foi a 10 km da superfície. A autoridade turca responsável por administrar desastres e emergências mediu o tremor em 7,4 e atestou que a origem se deu perto da cidade de Kahramanmaras.