A Costa do Conde, no Litoral Sul da Paraíba (a 20 km da Capital), vai sediar dois importantes eventos naturistas do país: 4º Encontro Norte-Nordeste de Naturismo e a 8ª edição do Tambaba Open de Surf Naturista. Os eventos vão acontecer entre os dias 5 e 7 de setembro, no território Macuxi (Carapibus) e na praia de Tambaba.
O evento é promovido pelo Movimento Naturistas Unidos (Movimento NU) em parceira com o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Sebrae-PB, Prefeitura do Conde, Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) e a Sociedade Naturista de Tambaba (Sonata), além de instituições privadas. O objetivo é estimular práticas ecologicamente corretas, em especial a proteção do ambiente natural e cultural.
De acordo com o coordenador geral do evento, Carlos Santiago, o Encontro de Naturismo tem caráter reflexivo e de promoção da filosofia naturista, com foco para o ecoturismo e no desenvolvimento de práticas esportivas como fator de desenvolvimento humano agregado à valorização desse segmento.
Open Surf Naturista – Carlos Santiago explica que as competições do ‘Tambaba Open Surf Naturista’ serão disputadas em três categorias: Local, Open e a Expression Session. Os quatro melhores das categorias Local e Open serão premiados, já a categoria Expression Session premiará apenas a manobra de maior grau de dificuldade.
Os interessados em participar da IV ENNN poderão se inscrever até o dia 5 de setembro, na sede do Movimento NU localizada no espaço Macuxi (Carapibus) das 9h às 16h. Já as inscrições para a 8ª edição do Tambaba Open Surf Naturista serão realizadas até meia hora antes do inicio das competições na secretaria do campeonato, instalada na praia de Tambaba.
Tambaba – A praia de Tambaba está localizada no município de Conde, Litoral Sul da Paraíba e está entre as dez mais belas do Brasil. É conhecida pela sua seção naturista, gerida Sociedade Naturista de Tambaba (Sonata), filiada a Federação Brasileira de Naturismo e Federal Internacional de Naturismo.
O acesso a Tambaba pode ser feito pela via PB-008 e pela BR-101. Conhecida também como santuário ecológico, ela é ornamentada pela Mata Atlântica e por um labirinto de areias coloridas, resultado do movimento dos ventos alísios constantes em praticamente todo litoral paraibano.