A sessão especial proposta pelo vereador Bira (PT) para entrega da medalha “Ariano Suassuna” ao músico Carlos Antônio Bezerra da Silva, mais conhecido por Totonho, aconteceu nesta terça-feira (25), às 19h, na Praça de Skate do Parque Solon de Lucena, a Lagoa. A contribuição cultural do artista à capital paraibana rendeu a homenagem suscitada pelo líder da bancada de situação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
“Totonho integra o seleto grupo de artistas do cenário musical paraibano que muito fizeram pela cultura de João Pessoa. Suas composições traduzem toda a capacidade intelectual de um músico que se preocupa em agregar valor no segmento que atua, e o legislativo municipal não poderia deixar de direcionar o reconhecimento merecido ao seu trabalho e chamar a atenção da capital paraibana para sua relevante contribuição cultural”, destacou.
Bira lembrou que a genialidade do músico homenageado incitou artistas de renome nacional, a exemplo de Seu Jorge, Mestre Ivan Milanez, do Império Serrano, Zeca Pagodinho, Elza Soares e o Fino Coletivo a gravarem músicas de sua autoria.
Perfil- Cantor, compositor e produtor musical, Carlos Antônio Bezerra da Silva, ou Totonho, nasceu na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano. A primeira realização musical foi aos nove anos de idade, quando fundou sua primeira banda “Os Renegados”. Em 1979, fixou residência em João Pessoa. No ano de 1985 ingressou no curso de Arte e Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graduação que foi concluída no Rio de Janeiro (RJ), na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Com mais de 30 anos de carreira, Totonho acumula ao longo da sua trajetória várias premiações em festivais. Já gravou quatro álbuns: “Totonho e os Cabra”, “Sabotador de Satélite”, “Americano Fé sem Carniça” e o mais recente “Os sambas que Cartola não Quis Fazer”.